gerenciamento de redes sociais como ferramenta de trabalho

É fácil perceber como as pessoas estão cada vez mais conectadas e dependentes da internet para tantas finalidades.

As redes sociais, por exemplo, surgiram com o principal objetivo de entreter, razão pela qual crianças, jovens, adultos e idosos utilizam quase que de forma irrestrita, durante grande parte de seus dias.

Pensando nessa presença massiva, empresas começaram a considerar as redes sociais como ferramenta de trabalho. E o retorno é visivelmente bastante significativo, pois através das mídias sociais é possível estreitar o relacionamento com seus clientes, fazer a divulgação de seus produtos e serviços e interagir de todas as formas possíveis.

As redes sociais como ferramenta de trabalho não servem somente para ampliar a atuação da empresa, mas sim para ajudar na logística e organização da própria corporação.

Como é um ambiente onde informações e dados são transmitidos instantâneamente e muito facilmente, as mídias sociais também são utilizadas, através de grupos e páginas corporativas, para ampliar a comunicação entre os colaboradores e melhorar a atuação do conjunto.

Se você está interessado em saber um pouco mais sobre a utilização de redes sociais como ferramenta de trabalho, continue a leitura deste artigo. Veja quais são as principais áreas de atuação e de que forma é possível investir nas mídias sociais para seu negócio ou mesmo como forma exclusiva de geração de renda.

Principais áreas para se utilizar mídias sociais como ferramenta de trabalho

Atualmente, pode-se dizer que a internet, juntamente com as mídias sociais, é o principal meio de comunicação da grande maioria das pessoas. As informações podem ser passadas de forma muito prática e instantânea, o que facilita muito a transmissão de qualquer tipo de dados.

Um pequeno negócio de delivery de alimentos, por exemplo, pode começar utilizando o Facebook como forma de apresentar sua marca para determinada localidade.

Investindo em publicidade paga ou mesmo fazendo postagens de forma orgânica, esse empreendimento consegue abranger de forma significativa sua cartela de clientes e até mesmo economizar com meios de comunicação, já que os pedidos podem ser feitos diretamente no chat da rede.

Um pouco diferente disso, as redes sociais como ferramenta de trabalho podem ser utilizadas para o profissional autônomo que deseja expor seu perfil para angariar oportunidades de emprego.

É o caso, por exemplo, do LinkedIn: mídia social onde pessoas de qualquer ramo de atuação exibem para empresas suas habilidades, sua experiência profissional e sua formação.

Outra forma de utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho, ainda não muito conhecida, é trabalhando exclusivamente com isso. Pode ser um especialista em marketing digital, contratado por empresas para fazer a divulgação das mesmas por meio online.

Também é possível ser um infoprodutor, ou seja, um profissional que produz o próprio conteúdo (um curso de inglês, por exemplo) e utiliza determinadas plataformas para venda e divulgação.

Marketing Digital:Benefícios das redes sociais

Existem vários e bons motivos para investir em redes sociais como ferramenta de trabalho. Um dos principais é o baixo custo de manutenção e a taxa significativa de retorno.

Ainda que se use a publicidade paga, o alcance da divulgação pode ser muito mais amplo se comparados aos meios convencionais e a depender do nicho de atuação.

Além disso, é importante destacar a ampliação no relacionamento da empresa com seus clientes e na melhora da comunicação entre essas partes. Vendas, pedidos, contratos e soluções de problemas podem acontecer de maneira muito mais espontânea e eficiente.

Para quem trabalha exclusivamente com isso, como é o caso do analista de mídias sociais ou especialista em marketing digital, os horários são bastante flexíveis e não são necessários grandes investimentos para se trabalhar.

O profissional que gerencia redes sociais como ferramenta de trabalho

gerenciamento de mídias sociais

Como visto, existe uma quantidade surpreendente de nichos de negócio que podem admitir a utilização das mídias sociais como ferramenta de trabalho.

É possível dizer, inclusive, que qualquer tipo de empreendimento permite essa forma de atuação, seja qual for o meio ou a finalidade (divulgação, vendas diretas, relacionamento com clientes, etc.).

Muito embora a abrangência seja ampla, algumas pessoas ainda consideram esse ramo um pouco distante da realidade do seu negócio. Isso porque não conhecem as inúmeras possibilidades das mídias sociais como ferramenta de trabalho ou porque consideram complexas as regras do marketing digital.

Para isso, existem profissionais especializados em atuar com redes sociais, muito embora ainda não tenha sido criado nenhum curso específico oficial e reconhecido. A capacitação vem de treinamentos online e do próprio dia-a-dia de trabalho, que é onde melhor se aprende e se desenvolve as principais técnicas do Marketing Digital.

Ainda não é a profissão mais valorizada, pois um Analista de Mídias Sociais recebe entre um salário mínimo e R$5.000. Entretanto, dada a importância de se investir com redes sociais como ferramenta de trabalho, o ofício está em constante crescente e tende a disponibilizar cada vez mais oportunidades para quem o escolhe.

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