WhatsApp nas empresas: os benefícios e os riscos para uso corporativo!

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WhatsApp para empresas está chegando e já está em fase de testes! Redes sociais e aplicativos de celular cujo principal objetivo é entretenimento e diversão são utilizados por grande maioria das pessoas que possuem um bom aparelho com acesso à internet.

Empresas enxergaram o potencial de determinados aplicativos e passaram a investir nessas funcionalidades para alavancar suas vendas, fazer expandir seu negócio e principalmente facilitar o contato com o cliente.

E o aplicativo mais utilizado não somente para fins pessoais mas nas empresas é o WhatsApp.

O Próprio desenvolvedor reconheceu seu espaço no mundo empresarial e já está desenvolvendo o WhatsApp para uso corporativo.

O WhatsApp nas empresas veio para inovar a forma com que se faz negócios. Algumas, inclusive, tem o aplicativo como único meio de contato direto para vendas ou contratação de serviços. É o caso, por exemplo, de empreendimentos que oferecem somente delivery de alimentos, sem espaço físico para receber seus clientes.

Entretanto, ao mesmo tempo que o WhatsApp para uso empresarial é uma mão na roda para quem possui um negócio onde é necessário interagir constantemente com o público, alguns cuidados devem ser tomados para que o aplicativo não faça o efeito contrário e afaste os interessados em consumir o produto ofertado.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre WhatsApp nas empresas, suas vantagens e riscos.

Vantagens de utilizar o WhatsApp nas empresas

whatsapp para uso corporativo

A principal vantagem de utilizar o WhatsApp nas empresas é, sem dúvida, a melhora crucial no atendimento ao consumidor. Por meio dele, é possível que o comprador tire todas as suas dúvidas a respeito do produto e se informe por completo antes de finalizar a transação.

Esse mesmo cliente, após comprar e consumir o produto ou serviço, pode utilizar desse mesmo canal para oferecer um feedback a equipe, seja ele positivo ou negativo. O positivo pode ser exibido em seus perfis de publicidade para atrair ainda mais compradores e os negativos servem para que a empresa ajuste sua forma de trabalhar de acordo com as necessidades do seu público alvo.

A fidelização também é uma característica do WhatsApp para empresas. Por ser esse um diferencial que o destaca em relação aos concorrentes, é muito mais provável que os clientes voltem a consumir outras vezes.

O WhatsApp permite que a equipe de relacionamento da empresa converse com vários clientes de uma só vez e em horários bastante flexíveis.

Para utilizar o WhatsApp nas empresas, é preciso apenas um celular com acesso à internet e sistema operacional compatível com a instalação do aplicativo, que já é item obrigatório na fabricação do aparelho. Isso certamente poupa um valor bastante significativo que seria investido em sistema de call center ou qualquer outro utilizado para responder às demandas dos consumidores.

Por meio do WhatsApp nas empresas, é possível que a empresa envie para o cliente fotos, vídeos, áudios e qualquer tipo de mídia que venha a encurtar o caminho entre a negociação e o encerramento da compra.

O aplicativo também permite a criação de Grupos WhatsApp. Neles, as pessoas podem entrar por livre e espontânea vontade através de um link específico e interagir a qualquer momento tanto com a equipe de relacionamentos quanto com outras pessoas que possuam os mesmos interesses. Quem não sentir mais vontade de participar, pode a qualquer momento sair do Grupo WhatsApp.

Os riscos do WhatsApp nas empresas

Alguns empreendedores podem achar que o WhatsApp Business seria um bom meio para publicidade de seus produtos e serviços. Entretanto, ele deve ser utilizado predominantemente para o contato com os clientes.

Isso porque aquelas constantes mensagens oferecendo algum produto ou serviço não são muito bem vistas no mundo dos negócios. Principalmente porque determinada pessoa pode ter entrado por engano na sua lista de contatos ou ser de alguém que não está mais interessado no que a empresa tem para oferecer.

Não é como no e-mail, onde há a opção de se descadastrar de uma lista sempre que não quiser mais receber aquelas ofertas.

Em relação aos Grupos WhatsApp, é preciso que a equipe responsável fique atenta ao conteúdo compartilhado. Ainda que o cliente tenha a liberdade de se retirar quando sentir necessidade, é interessante que as mensagens compartilhadas não percam o foco inicial e sejam constantemente atrativas.

Trace um objetivo específico para o grupo, estabeleça regras para sua utilização e deixe todos os integrantes cientes do que é ou não permitido de modo a preservar a marca da empresa!

Assim como outras ferramentas de interação com o público, o WhatsApp nas empresas precisa ser utilizado com inteligência.

Por enquanto é só isso pessoal! E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!

Até mais…

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