Conheça as vantagens profissionais em seguir na Carreira de Analista de Suporte Técnico, bem como informações sobre a função!
O Analista de Suporte Técnico é responsável pela estrutura de computadores, seja pela manutenção até a implantação de periféricos. Trata-se de um cargo pertinente as profissões do século XXI e que, de fato, fazem a diferença no mercado de trabalho atual.
A partir dos avanços tecnológicos, o setor da Tecnologia da Informação – TI, ganhou novas ocupações para favorecer e promover otimizações de atividades corriqueiras. Um dos cargos mais populares e de grande concorrência do ramo é o de Analista de Suporte Técnico.
O que faz um Analista de Suporte Técnico?
Dentre as principais responsabilidades de um Profissional de Análise de Suporte Técnico, encontram-se as tarefas de:
- Implantação;
- Manutenção;
- Acompanhamento de estrutura física dos PCs;
- Suporte técnico;
- Suporte aos usuários;
- Hardware e software.
Todas as atividades em questão incluem não apenas os computadores, em si, porém todos os elementos periféricos, bem como a rede de computadores.
Outra atividade de um Analista de Suporte Técnico é o cuidado com os softwares, que se tratam de aplicativos, programas e, ainda, sistemas operacionais:
- Linux;
- Windows;
- iOS;
- Android.
Para se tornar o profissional, em questão, é preciso ser Graduado em TI, Sistemas de Informação (Análises de Sistemas) ou Ciência da Computação. Além disso, é preciso manter-se atualizado e especializado em demais cursos pós-graduações, além das Certificações em TI que muitas empresas requisitam durante o processo de seleção ou promoção de um Profissional.
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Profissão Analista de Sistemas
Profissão: Analista de Suporte Técnico
O Profissional Analista de Suporte Técnico é aquele que se responsabiliza por toda a infraestrutura de TI de um empreendimento, promovendo a garantia de apoio tecnológico para que haja o compartilhamento adequado de dados e informações.
O profissional promove a padronização de análises e programações de sistemas de aplicações, além de acompanhar o desempenho das ferramentas técnicas instaladas.
Para que não haja dúvidas, é preciso entender o que, de fato, o profissional tende a executar em organização. Dentre suas principais funções, estão a atuação com:
- Suporte técnico em hardware;
- Suporte técnico em software para usuários externos e internos;
- Projeto e prestação de manutenções nas redes de computação;
- Responsabilidade pela segurança das informações;
- Participação das análises, estudos, escolhas, planejamentos, instalações, implantações e manutenções de softwares;
- Responsabilidade pelo sistema operacional e banco de dados;
- Construção de políticas de segurança;
- Realização de prevenção em combate a invasão lógica ou física;
- Definição do controle de acesso as ferramentas;
- Instalação, configuração e atualização de anti-SpyWares, bem como antivírus;
- Instalação e manutenção de sistemas operacionais;
- Instalação e manutenção da comunicação digital;
- Configuração de contas de e-mail;
- Interligação com filiais através de WAN por meio de VPN´s ou outras ferramentas;
- Instalação e manutenção de sistemas de gestão – ERP;
- Instalação e manutenção de sistemas de banco de dados;
- Prestação do suporte a usuário da organização;
- Provimento de sistemas de mídia digital.
Além do profissional dispor de uma Formação Superior e Certificações em TI, é fundamental que conheça sobre o setor de informática, de modo geral.
Quanto ganha um Analista de Suporte Técnico?
O salário de um Profissional Analista de Suporte Técnico pode variar de acordo com o Estado, bem como outros detalhes.
De acordo com algumas pesquisas disponibilizadas, a média da remuneração nacional corresponde a R$ 1.886,46. Contudo, o salário pode alcançar R$ 5.000,00 em virtude das promoções, especializações e empresa.
Benefícios da Carreira de Analista de Suporte Técnico
As vantagens de seguir na carreira de Analista de Suporte Técnico corresponde a ser possível o conhecimento em diversos setores da TI, bem como a obtenção de experiência para aprimorar o entendimento e trabalho com usuários externos e internos; além de apresentar evoluções rápidas do conhecimento.
O profissional também mantém o contato com fornecedores e demais equipes, disponibilizando os saberes dos procedimentos de fluxos, solicitações, manutenções, gerenciamentos e afins. Ele atua participando de projetos e contatando fornecedores para a solicitação de orçamentos para a área.
O Analista de Suporte Técnico é passível de promoções da carreira por meio de planos e meritocracia. É, ainda, passível de tornar-se especialista na empresa em área específica, participando de projetos especializados ou apoio em auditoria pela qual terá a compreensão da situação.
O Profissional adquire o conhecimento de boas técnicas da gestão de TI, bem como uma série de benefícios para aqueles que desejam atuar neste setor.
Um Profissional da área de Tecnologia de Informação, com a devida qualificação, não se trata de um custo para a empresa, e sim um investimento para que o empreendimento esteja a um passo a frente. A valorização do profissional trará bons resultados para a organização.
Quer seguir na Carreira de TI? Então, faça uso das informações presentes aqui e inicie agora mesmo a sua trilha pelo caminho tecnológico!
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