O que é e para que serve Marketing Digital e seus benefícios?

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Marketing Digital é o ato de atrair novos clientes, criar relacionamentos, promover e vender produtos e serviços através das plataformas digitais como newsletter, as redes sociais e os sites. 

Depois que a internet se popularizou e ganhou força alguns profissionais tiveram que reinventar seu modo de trabalho, como por exemplo os jornalistas têm que reescrever o conteúdo de uma nova forma, os profissionais de marketing tiveram que migrar para o digital, etc.

Para entender melhor sobre as mudanças sofridas por esses profissionais é importante saber o que é marketing digital.

O que é marketing digital?

De acordo com o professor da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP), Marcos Cobra, a palavra marketing é uma expressão anglo-saxônica derivada do latim “mercare”, que surgiu na antiga Roma para definir o ato de comercializar produtos.

Marcos Cobra explica que a partir da necessidade das pessoas chamarem compradores para os seus produtos surgiu o marketing, especificamente nos Estados Unidos, no ano de 1940.

A partir da evolução do mercado e das estratégias de vendas o marketing foi se moldando e tornou-se um conjunto de ações estratégicas, comerciais, econômicas e sociais que vão formar a comunicação entre a empresa e o consumidor, como explicam Carolina Fernanda Gomes e Helena Macedo Reis em seu artigo Marketing Digital: Sites X Redes Sociais no Brasil.

O marketing digital, como o próprio nome diz, é usado nas plataformas digitais, como redes sociais, sites e blogs por exemplo.

Marketing tradicional X Marketing digital

No livro Comunicação Integrada de Marketing: Conceitos, técnicas e práticas, dos autores James R. Ogden e Edson Crescitelli, são destacadas algumas vantagens do marketing digital em relação ao tradicional:

  • Mais agilidade: No modo tradicional é preciso investir mais tempo antes de uma propaganda ou campanha ir ao ar, como corrigir erros ou fazer revisões.
  • Baixo custo: Além dos anúncios ficarem sempre atualizados os preços de um espaço na internet são mais baratos.
  • Fórmulas múltiplas de mensuração: A internet oferece várias maneiras de mensurar os resultados, uma delas é os custos por clique.
  • Marketing um a um: As possibilidades de personalização para cada perfil de cliente são maiores, permitindo um melhor atendimento.
  • Informação sobre clientes: A partir de formulários online ou outras ferramentas a empresa pode obter as informações necessárias dos clientes em potencial.
  • Distribuição irrestrita da informação: As limitações geográficas não existem mais. Qualquer um pode ser alcançado pelo conteúdo produzido.
  • Aumento do número de usuários: Cada vez mais pessoas estão migrando de outros meios de comunicação para a internet.

A importância do marketing digital

Com a era digital é sempre bom estar inovando e ficar por dentro das novidades. A maioria das pessoas estão passando mais tempo na internet do que nos outros meios de comunicação.

Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia (PMB), que faz a média dos hábitos de mídia da população brasileira, a internet é o segundo veículo de informação mais utilizado. Para ser mais especifico, no relatório Digital In 2017 do We Are Social, pelo menos uma em cada cinco pessoas da população mundial fez compras pela internet nos últimos dias. E com o marketing digital é possível alcançar um número maior de pessoas se o trabalho for bem desenvolvido e eficaz.

Além dos 4ps do marketing

No artigo Fisgando a curiosidade do consumidor 2.0: o case do Novo Jornal, desenvolvido por Luana Inocencio, Cinthia Melo e Candida Nobre, o marketing tradicional utilizava como base os 4Ps do inglês: product, price, place e promotion (produto, Preço, praça, promoção). Com a popularização da internet foi necessário a integração dos 2Ds: Diálogo e DataBase para satisfazer as expectativas dos consumidores.

O DataBase marketing é uma estratégia de segmentação de grupos de consumidores a partir da análise do seu perfil, assim o profissional de marketing poderá abordá-lo de forma mais específica, tendo mais chances de vender o seu produto.

As autoras destacam que todos os esforços desenvolvidos pelos profissionais de marketing digital eram voltados para estratégias de distribuição que colocasse o produto ao alcance do cliente certo.

Principais ferramentas do marketing digital

Como toda área de mercado, o profissional de marketing digital tem disponível algumas ferramentas que vão auxiliar em seu trabalho, como newsletter, as redes sociais e os sites.

Qual rede social investir?

Quando está começando a introduzir o marketing digital em alguma empresa e não é possível o uso de todas as redes sociais é preciso optar pela melhor escolha.

Em 2018 no Brasil, a rede social mais popular com número de usuários ativos foi o Facebook. Em segundo fica o Whatsapp e em terceiro o YouTube.

O profissional de marketing digital

O Profissional de marketing digital lida com um mercado competitivo. Além de vender um produto ou serviço na internet, também precisa fazer o nome da empresa no meio digital, aumentando o engajamento em torno da marca.

No livro Comunicação Integrada de Marketing: Conceitos, técnicas e práticas os autores completam que o profissional também precisa definir objetivos, estratégias, táticas e meios de avaliação de resultados.

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