O que é gestão financeira empresarial e o que faz um gestor financeiro?

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Todo bom empreendedor sabe que o sucesso do seu negócio está diretamente ligado a uma gestão financeira empresarial estruturada desde os primeiros avanços do empreendimento. E hoje, mais do que nunca, essa função vem sendo ainda mais explorada dentro do campo administrativo e ganhando uma importância e tanto para o mercado de trabalho.

Na realidade é possível dizer que a gestão financeira empresarial já é uma profissão a parte da administração e até mesmo mais completa, pois é preciso conhecer bem todos os conceitos e parâmetros da área, pois o gestor financeiro é capaz de gerir as tarefas administrativas, acompanhar o setor financeiro e finalmente elaborar estratégias que vão manter o seu negócio com as contas em dia.

Mais do que isso, a gestão financeira empresarial possibilita o crescimento dos lucros e valoriza as ações da empresa. Ou seja, faz o empreendimento crescer, ganhar credibilidade e ter meios para continuar expandindo as oportunidades de aumentar o capital. É por isso que a profissão tem sido vislumbrada tanto pelo empreendedor, quanto pelo administrador que vem acompanhando todas essas inovações.

Para você que está em dúvidas sobre a contratação de um gestor financeiro ou até mesmo se você tem interesse em se tornar um, respondemos a seguir as principais perguntas sobre gestão financeira empresarial e algumas dicas que são essenciais para o controle das finanças de um negócio. Confira!

Afinal, o que é gestão financeira empresarial?

Uma empresa precisa de um planejamento orçamentário que irá prever todas as despesas ocorridas dentro de um determinado período. Isso deve incluir os gastos fixos, variáveis e especialmente as “situações de emergência” que podem variar de acordo com o ramo da empresa. O que o planejamento orçamentário não propõe são os métodos de gerar receita para quitar todas essas despesas.

Então a gestão financeira empresarial analisa os caminhos possíveis para gerar receita suficiente para cobrir as despesas, manter o lucro e ainda poupar verba de investimentos futuros ou para as temidas emergências e crises. Além disso, o negócio que tem capital poupado só tende a crescer, longe de dívidas e crises econômicas.

Claro que para isso funcionar o gestor financeiro precisa estar atento ao seu ofício e de olho em todas as movimentações do mercado interno e externo. O gestor precisa conhecer a sua profissão para conseguir administrar todas as atividades das quais ficou encarregado e assim manter a empresa nos trilhos certos.

O que faz um gestor financeiro?

O gestor está responsável por quase tudo do setor administrativo, mas também tem habilidades para atuar em diversos departamentos, o que torna a profissão muito ampla. Para falar sobre este profissional de forma completa e compreender os anseios da carreira precisamos detalhar não apenas as funções, mas também o mercado de trabalho e a remuneração média atual. Veja a seguir.

Funções

Como foi mencionado anteriormente, o gestor financeiro deve estar apto para praticamente todas as tarefas administrativas e financeiras. Mas o seu papel principal é analisar os índices econômicos da empresa e elaborar as estratégias para seguir o planejamento orçamentário. De forma mais específica as tarefas são:

  • Elaborar orçamento completo por período;
  • Aprimorar as fontes de receita;
  • Monitorar receita e despesa;
  • Seguir os parâmetros legais da área;
  • Liderar a equipe.

A partir do entendimento dessas tarefas o gestor empresarial consegue traçar um perfil de trabalho e determinar quais são os ambientes que precisarão de estudos mais profundos antes de começar a atuar na prática diária da empresa. Vale salientar que cada segmento empresarial carece de diferentes análises em uma gestão efetiva, por isso ter mais conhecimentos em um ramo específico torna o profissional um especialista.

Mercado de trabalho

Com a crise é comum que muitas carreiras entrem em colapso ou os reflexos da globalização tecnológica prejudiquem o seu crescimento, mas no caso da gestão financeira empresarial o efeito é totalmente reverso. Com a alta competitividade do mercado econômico e a acelerada transformação do perfil do consumidor, o gestor vira parte essencial da estrutura de uma empresa que se mantém sólida por anos.

Todo empreendedor necessita de uma gestão financeira, seja o empreendimento relacionado ao comércio, indústria ou prestação de serviço. Os novos negócios da era digital, em especial, por estarem ainda construindo o seu público e mercado de trabalho, sentem ainda mais a importância do acompanhamento administrativo próprio.

Assim é possível iniciar em um cargo de assistente e ascender hierarquicamente como gestor financeiro de acordo com o progresso do negócio. É válido dizer, inclusive que as chances de promoção dependem muito do que o profissional consegue proporcionar de melhorias e crescimento palpável para a empresa.

Salário

Com tantas possibilidades de setores e cargos a serem desenvolvidos, a remuneração do gestor financeiro tende a variar drasticamente. Mas então voltamos ao ponto citado no tópico anterior que relaciona as suas promoções com a sua proatividade para o crescimento da empresa. Falando em salários a regra é quase a mesma.

Em média, o salário de um gestor financeiro, no Brasil, está entre 2 mil e 3 mil reais, porém o cálculo não é exato, considerando que grandes negócios podem oferecer cargos e benefícios maiores. Para o profissional que está em exercício há algum tempo, fica mais fácil ter noção do quanto a empresa pode pagar e do quanto vale seu trabalho. Por isso esforço para o crescimento empresarial é a fórmula secreta.

Como controlar as finanças de uma empresa?

Os inúmeros cursos e graduações da área administrativa empresarial ensinam métodos, equações, técnicas e muitos conceitos que certamente serão empregados ao longo dos anos de trabalho. Com o passar do tempo, é importante realizar as famosas reciclagens, para continuar atualizado, seguir o ritmo de inovação financeira e ser um profissional completo.

Mas a realidade é que algumas coisas só são aprendidas com a prática, independente do segmento da empresa e da meta a ser alcançada. Confira agora 3 dicas práticas que todo bom gestor deve conhecer!

Comece tudo pela organização

Em muitos momentos o gestor financeiro se depara com uma desordem completa, um dos grandes vilões das pequenas empresas. Todo capital precisa ser separado e classificado como investimento, receita, despesas, etc. Somente a partir disso será possível ter noções sobre o lucro de cada período, que pode ser dividido em semanas, quinzenas e/ou meses.

A organização também vale para os documentos e materiais. Uma empresa legalmente regularizada, com toda documentação atualizada e arquivado em local seguro está muito mais protegida de multas e cobranças inesperadas. Seja qual for o material de trabalho, precisa estar bem armazenado para evitar danos e desperdícios.

Controle o fluxo de caixa

Considerando que todo capital está organizado, é preciso ter planejamento para a realização de pagamentos, cobranças e aquisições. Com datas estabelecidas, o balanço de caixa pode ser feito facilmente com muito mais frequência e assim não deixar passar nenhum prazo importante.

Todo esse processo faz parte de uma previsão dos lucros obtidos no final do período, considerando as estratégias empregadas e as metas estabelecidas. A partir daí o gestor consegue avaliar o seu próprio trabalho e fazer suas correções para alcançar melhores resultados nos próximos meses.

Faça projeções a longo prazo

O gestor financeiro deve conhecer os objetivos da empresa para o futuro e elaborar os meios que serão utilizados para alcançar tal plano. É essencial saber qual o destino desejado e traçar a melhor rota, fazendo sempre os desvios necessários pelo caminho. Esse é o papel do gestor financeiro empresarial, conquistar metas ousadas, mesmo que sejam distantes, torná-las possíveis e sólidas.

A gestão financeira empresarial é uma profissão extensa, com vastos conhecimentos surgindo, formações muito interessantes disponíveis e a cada dia mais administradores entrando na concorrência. A carreira está em crescimento, mas não dá para ficar parado esperando a vaga dos sonhos surgir, é preciso agir.

Depois de conhecer um pouco mais sobre gestão financeira empresarial, mercado de trabalho e receber algumas dicas para uma gestão de sucesso, chegou a sua hora de colocar tudo isso em prática e fazer o seu negócio prosperar ainda mais.

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